Amplificador valvulado – Qual é a potencia ideal?
fender twin reverb 1965

Amplificador valvulado – Qual é a potencia ideal?

-Uma dúvida recorrente de muitos músicos é sobre a potência em amplificadores valvulados, 18w, 30w, 50w, 100w, afinal  qual o ideal?!?!.

-De qual amplificador valvulado preciso??

-A equação é simples e vou tentar tratar o tema de  forma bem humorada e coloquial….

-Pensem no ambiente como um “recipiente”, o som é o liquido, seu amplificador é um dos responsáveis por encher este recipiente, porém você tem outros caras tocando(enchendo o ambiente com seus sons), então você tem que pensar em não afogar os outros músicos com seu som, também em não transbordar e afogar o publico do boteco.

 

Sua apresentação tem que ser marcante pelo talento e não por ser algo desagradável…

 

-Já dizia o profeta “sonorizus surdus maximus:” Lembre-se.. Agua demais mata e na quantidade certa faz bem e refresca.

-Usando essa lógica, 100w é agua demais pra um ambiente como um boteco e 35 ou 50w é agua suficiente que refresca a sede de boa música…

-Vamos ao ping pong!

 

1-Sou baixista, qual é a potencia ideal pra mim?

Resp – Um dos grandes desafios do áudio é empurrar as frequências graves com clareza a maior distancia possível, frequências agudas são mais facilmente ouvidas(lembra das sirenes?), frequências graves precisam de mais potência, é por esse motivo que os amplificadores de baixo  em sua maioria tem 500, 800w, no caso dos valvulados, o ideal é a partir de 150watts, assim você terá potência suficiente e  clareza pra tocar em cima de toda banda, um bom amp de baixo toca 40hz com facilidade.

2-Eu tinha um amplificador transistorizado de 100w, mas tenho ai impressão que o amplificador de 18w valvulado é mais alto, por que??

-O ouvido humano, capta melhor o som e harmônicos(pares) que a válvulas reproduzem, é por isso que o som delas é tão agradável e percebido por nossos ouvidos e melhor processado por nosso cérebro, dai você tem essa impressão de potência maior e som mais agradável nos amplificadores valvulados..

2-Sou guitarrista e vou tocar no Rock in Rio e meu baterista é o Igor Cavalera ou o Dave Lombardo, qual o amp ideal?

Resp- Compre um Amplificador valvulado de 100w e ligue num cabinet 4 x 12.

Obs:-Não é porque seu ídolo usa um de 100w, que você deve usar, ele usa pela necessidade, já que em palcos gigantes não existem paredes pra conter e reverberar o som.

3-Sou guitarrista e toco em botecos e preciso de muito som limpo pra usar pedais etc… e quero mínimo de saturação de power?

Resp--Compra de 50w, um Tclean resolve sua vida.

4-Toco em botecos, estúdios de ensaio e curto aquela saturação de power dos amps valvulados, não quero ficar surdo ou ser expulso da banda ou do boteco??

Resp--Vai de 50, 30w ou 18w sem medo, depende também do estilo, tenha em mente que quanto maior a potência mais head room(som limpo você terá), geralmente amps de 30w pra cima, atentem bem quem precisa de som clean, pra tocar com banda.

5-Outra dúvida que os iniciantes da guitarra sempre tem, é sobre 1×12, 2x 12 ou 4 x 12, qual delas escolher??

Resp- Quanto mais falantes, maior será a percepção de graves e pressão acústica, mas vale a pena pensar em algumas “coisinhas”:

-Você tem um roadie, a caixa cabe no seu carro, você não está levando um canhão, pra uma briga de bar?!?!.

-Vale também lembrar  que uma banda é um conjunto de 3 ou mais elementos e você não pode tocar muito alto ao lado de seus parceiros, você NÃO irá ouvi-los e a dinâmica no palco vai pra casa do chapéu e chegará uma hora que ficará insuportável(geralmente logo após o primeiro acorde) kkk.

-Então pequeno gafanhoto…Tenha em mente que amplificador de guitarra é para te dar timbre, dinâmica, inspiração e potência suficiente pra você tocar no nível da banda.

-Já o que seu público ouvirá, é com o P.A (Public Adress System)!

-Quem te disser o contrário, nunca tocou profissionalmente e talvez nem toque, ou apenas quer se afirmar pela potência do amplificador..

Ps:-Se ainda está na dúvida, conversa com um MÚSICO profissional, alguém de experiência comprovada, alguém que você já viu tocando de verdade, não ouça um “manjão” de internet..

-Experiência e maturidade são importantes, mas bom senso é a cereja de qualquer bolo em qualquer situação da vida..

Abraço.

TMiranda

This Post Has 9 Comments

  1. Tulio

    Miranda, o Overdrive Special tem atenuador?

  2. Newton Costa

    Para contra baixo faz muita diferença em transistorizado ou valvulado?

  3. Newton Costa

    para contra baixo vou de valvulado ou transistor?

    1. tmiranda tmiranda

      Se você toca rock, blues, metal, jazz, com certeza valvla, pois tem o ronco caracteristico do estilo.

  4. Onildo Ribeiro

    Perfeita ilustração!

  5. Bento Santos

    Já fui em shows de profissionais que só ouvi a guitarra e a bateria lá ao fundo kkk
    Depois até reclamei com a banda e vi o tecladista reclamando pelo mesmo motivo.
    Outra vez quando o guitarrista acionava o boost a guitarra apagava o resto da banda… bom senso é o que falta em muitas vezes.

  6. Washington Abreu

    Excelente assunto com ótima explanação.

Leave a Reply