Amplificador valvulado – Quando a energia faz mal.

Amplificador valvulado – Quando a energia faz mal.

-Vamos falar sobre como a variação de tensão elétrica no Brasil pode influenciar seu amplificador valvulado.

A ideia deste pequeno artigo surgiu de uma conversa  com um famosos guitarrista, sobre os problemas com a mudança de  timbre de valvulados, em cidades diferentes, por causa das variações de tensão nas mesmas.

As variações de tensão em nosso Brasil varonil, constituem uma das principais causas de defeito em aparelhos eletroeletrônicos e principalmente em equipamentos valvulados, pois elas reduzem em muito a vida útil das válvulas.

-Em muitos casos existem variações num mesmo lugar e tomada, um bom exemplo é  na cidade de São Paulo durante o dia, as vezes temos 119v durante o dia e com o cair da noite e o acender das luzes, bares e tudo mais, ocorre uma queda para 110v. Saiba que no Brasil as tensões podem variar de 90(Interior do Rs) volts até 137(Rio) volts de uma cidade para a outra, e isso pode ser letal para seu amplificador valvulado, existem cidades que  as concessionárias informam 220 volts e já encontramos 246.

-Vou explicar o acontece com seu amplificador nestes casos:

-Existe um detalhe importante chamado “fator de transformação”que nada mais é que a relação entre cada volt que entra e sai de um transformador de força ou alimentação.

-Exemplo:Um transformado de Fender Twin reverb. Que foi desenvolvido para receber 110 volts e sair 335 volts- se dividirmos 335/110=3,045 volts, então o fator de transformação seria 3,045 volts.

Esses  335 voltsAc( corrente alternada) após a retificação ( transformação da tensão alternada em continua)  neste processo  multiplicamos cada volt que sai do transformador após retificado por 1.4 = 469 volts circulando no circuito de seu Twin reverb.

-Então vamos imaginar que sua tomada sai 127 volts para um pequeno calculo.

127*3.045 =386 volts

Os 386 volts após a retificação (transformação da tensão alternada em continua) que é multiplicada por 1.4 = 540 volts circulando no circuito de seu Twin reverb.

-Estamos falando de 71 volts á mais!

Os capacitores de um twin são projetados para 500 volts e pouquíssimas válvulas resistem a essa voltagem 540 volts.

-O que fazer????

-Existe um aparelho muito usado emamplificadores valvulados em gigs profissionais, que viajam por ai pegando todo tipo de tensões, e é chamado de Variac. É um investimento relativamente barato, com ele você regula a tensão que vai pro seu amp e seu setup sei que muitos técnicos vão me xingar, mas esse pequeno investimento vai reduzir em muito seus problemas com manutenção de equipamentos, um variac tem entrada de 220volts e pode regular a saída da voltagem entre 1 até 250 volts ac.

-O que vamos precisar?

-Se você costuma tocar na mesma cidade não precisa de nada, mas é bom dar uma olhada com um técnico se seu amplificador está com tensão demais e com o “bias” bem regulado, se você toca muito com sua banda por ai, a coisa já muda de figura.

Um pequeno investimento, mas pode diminuir muito seus problemas, aconselho ter um multímetro ou voltímetro digital barato, o custo é cerca de 30 reais, um variac tem tensão de entrada de 220 volts. masse sua se sua tomada é 110v, convém ter um autotransformador de 110/220 volts também.

Tomada 220v você só vai precisar do variac, pra regular ele na tensão de trabalho do seu amplificador

Tomadas de 110 volts precisa de Auto transformador( pra transformar 110v em 220v) e depois ir pro Variac(esse  só encontras  de 220v) regula o variac na tensão de trabalho de seu amplificador  e depois liga o amp!

-Que variac e auto transformador comprar??

-Com um variac de 12 amperes você alimenta seu amplificador de 100 watts, já no de 50w, 8 ampares é mais que suficiente, o transformador de tensão tem que ter a mesma amperagem ou superior.

Eu uso em minha oficina um deste modelo TDGC2-3 de 3KVA 12A  que é suficiente para amps de 100w  até 200watts,  se seu amp tem de 10w a 50 watts, um Variac de 8 amperes resolve e o transformador de 110/220volts também tem que ter a mesma amperagem ou superior.

-O calculo de variação de tensão, serve para qualquer aparelho de seu setup (pedais, amps etc..) também é muito comum, testar fontes de pedais que eram pra sair 9 volts e já achei 16 volts.

Abraço

T.Miranda

www.tmiranda.com

This Post Has 6 Comments

  1. Fernando

    Excelente. Uma vez pensei em utilizar variac pra alimentar o amp, mas não tinha encontrado nada a respeito. Excelente Artigo, muito bom mesmo Otávio, super didático.

  2. Guitar

    Tive exatamente os problemas relatados por você neste artigo. Amplificador adquirido nos EUA apesar de estar na especificação 120 V estava utizando de fato 115 V de tensão. Enfim, válvulas não paravam boas e timbres variando muito! Tive inclusive componentes internos danificados por conta disso. Excelente artigo!

  3. Diogo

    Olá! Tenho um Fender Supersonic 60 combo e quando toco em palcos acontece do amp “desarmar” e matar o som. Meu Fenfer indica 120v e onde toco sempre encontro redes de 110v. Qual equip me recomendaria para equilibrar a energia recebida nele?

  4. Breno Azzi

    E se usar o VARIAC como ferramenta de timbragem da forma que o EVH usava, ali pelos 90V, dá pau no amp?

    1. tmiranda tmiranda

      Opa.
      o proprio Vh, disse que fez merda usando o variac e quem queimou muitas valvulas e acabou com o plexi dele na epoca.

Leave a Reply